5 coisas que você provavelmente não sabe sobre o Outubro Rosa
Existem muitos fatos sobre o Outubro rosa que muitas pessoas não conhecem, pensando nisso, separamos 5 coisas que você provavelmente não sabe sobre esta campanha que salva vidas:
1. O movimento surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 para incentivar a participação pública no controle do câncer de mama. O laço rosa foi iniciado pela Susan G. Komen Healing Foundation e distribuído aos primeiros participantes do New York Healing Contest, que é realizado anualmente até hoje.
2. Os principais fatores que afetam a etiologia desta doença são: menstruação tardia, nuliparidade, não amamentação, dieta incorreta, obesidade pós-menopausa e consumo excessivo de álcool. Exceto por fatores genéticos primários (pai, mãe, irmãos).
3. A doença pode ser detectada diariamente. Portanto, é mais que necessário que entendamos nossos corpos e nos examinemos com a maior frequência possível. Se você sentir um caroço no peito, consulte o seu médico.
4. É o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, sendo as mulheres com mais de 35 anos o principal alvo.
5. O governo brasileiro promulgou a Lei 13.733 em 2018 para tornar obrigatórias as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama no país.
Entendemos que a mama desempenha um importante papel na construção da auto segurança e autoestima tanto da mulher, quanto do homem. Por isso, é possível mudar hábitos para diminuir os riscos, e o diagnóstico precoce é muito importante para um tratamento mais eficaz e permanente. Informação é saúde!