Blog

PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

A voz de Bruna Griphão: Entenda quais os impactos que o cigarro pode ter na voz, boca e garganta!


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Desde que a sister Bruna Griphão comentou no reality que sua voz rouca era consequência do frio ao qual foi exposta em uma prova de resistência, muito tem se falado sobre o consumo do cigarro. Por isso, decidimos te explicar quais são os impactos do cigarro na voz, boca e garganta. Confere:

Segundo dados informados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa da dependência de nicotina, e quando falamos sobre o assunto em escala mundial, isso se torna muito mais impactante, visto que de acordo com a OMS, são mais de oito milhões de mortes por ano. 

Além de substâncias bem conhecidas, como nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do tabaco também contém substâncias radioativas, como polônio-210 e cádmio. Os problemas não se limitam ao câncer, mas também podem causar diversas outras doenças que afetam a boca e a laringe e levam até mesmo a alterações na voz. Algumas doenças ligadas ao hábito são:

 

Disfonia

A disfonia é caracterizada por alterações na qualidade da voz, com características ásperas, fracas, ofegantes e instáveis.

Halitose

A doença que é intensificada pelo uso do tabaco, pode ser causada por má higiene bucal, problemas dentários, refluxo, causas sistêmicas, como doenças pulmonares e hepáticas, ou outras alterações sistêmicas no organismo.

Câncer de Laringe

A doença afeta as cordas vocais ou outras estruturas da laringe, e a rouquidão é um sintoma característico. Outro ponto de extrema importância para o tratamento é o abandono do tabagismo, visto que o hábito está presente em mais de 90% dos casos da patologia.

Câncer de boca e faringe

Pode afetar o interior dos lábios e da boca, incluindo a língua, gengivas e bochechas. Ela pode se instalar na faringe, estrutura conjunta dos sistemas digestivo e respiratório localizada na frente da coluna cervical.

 

É… é bastante coisa né? Mas e aí, vocês acham que a rouquidão da sister foi causada pelo frio ou seu hábito de fumar pode ter influenciado? Conta pra a gente aqui embaixo! 

« Voltar





mail

Fique por dentro
das notícias e novidades