ANVISA proibe a venda do álcool 70%
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) voltou a anunciar a proibição da venda de álcool 70%. Esta decisão foi recebida com uma mistura de choque e confusão por parte da população, uma vez que o álcool 70% é amplamente utilizado como desinfestante e antisséptico em diversas aplicações.
Em 2020, diante a emergência sanitária que a pandemia do COVID-19, a ANVISA teria autorizado o uso e a venda do produto, mas o prazo da última liminar vigente expirou em dezembro de 2023.
Em justificativa, a ANVISA declara que a decisão foi tomada visando a segurança da população, uma vez que, o produto é altamente inflamável e já causou inúmeros acidentes. Essa proibição foi baseada em estudos que levantaram preocupações sobre os riscos à saúde associados ao uso indiscriminado do álcool 70%. Vale ressaltar que em 2002 a venda também teria sido proibida.
Estabelecimentos que possuem estoques do produto, terão até 30 de abril para vender. A venda do álcool em sua versão em gel continua liberada.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br