PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

Dia do Nutricionista: conheça a história da profissão no Brasil

31 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Nutricionista. A data marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas, em 1949, e que hoje em dia é conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Mas você sabe como a profissão teve início aqui no Brasil? Para comemorar a data, vamos fazer um histórico da Nutrição no país.

A profissão, que estuda a relação homem x alimento, teve surgimento no período entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda. Os países percebiam que os soldados nas trincheiras que estavam bem alimentados conseguiam lutar melhor. Já o aparecimento dela no Brasil se deu através da criação do Instituto Nacional de Nutrição, em 1926, por Pedro Escudero. Ele viria a ser o pioneiro da escola de nutrição na América Latina. E tu sabia que nosso país Pernambuco tem papel importante nessa história toda? Em 1930, teve início uma série de estudos sobre Nutrição, cujos trabalhos eram realizados por Gilberto Freyre, Jamesson Ferreira Lima, Josué de Castro, Naíde Regueira Teodósio, Nelson Chaves, Orlando Parahym e Ruy Coutinho. E já tomando como base o Pedro Escudero, José de Castro deu início a pesquisa: “As Condições de Vida das Classes Operárias no Recife”, considerado o primeiro inquérito dietético-nutricional do Brasil. Da tese, outros trabalhos surgiram, até mesmo o que deu origem ao primeiro salário mínimo.

Então, a partir de toda essa movimentação que tomava conta de diversas regiões do país, em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A grade era dividida em quatro períodos, com duração de um ano e ministrado em tempo integral. Até que em 1949 surge a ABN (como já explicamos acima, atual Asbran). O nascimento da instituição foi um divisor de águas no desenvolvimento da categoria, já que a mesma tem por missão promover o fortalecimento da formação e da especialização do nutricionista, incentivando a pesquisa no Brasil. Foi através da pressão da Asbran que a profissão foi regulamentada no Brasil em 1967, através da Lei 5.276.  Ao mesmo tempo, a graduação, em 1966, saiu de um para três anos. Somente em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que os cursos deveriam ter a duração de quatro anos e divididos em oito semestres. Ah! E vale ressaltar ainda que a Asbram também contribuiu para o nascimento dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, em 1976. E em 1980, o diploma de nutricionista foi regulamentado.

De lá para cá, a Nutrição só cresceu e vem se tornando cada vez mais indispensável. Ela está presente nos hospitais, nos consultórios, nos esportes, na gastronomia, nas escolas, nas indústrias. História de muita luta, não é? E o leque de atuação é bastante amplo e só cabe ao profissional decidir por qual caminho quer seguir. E a gente pode te ajudar, já que no CCE Cursos, dispomos de cinco pós-graduações, pensadas naquele nutricionista que quer fazer a diferença. Clica na área CURSOS e saiba mais!

das notícias e novidades