Dia do Profissional de Educação Física: Mens sana in corpore sano.
Você sabe o que se comemora em 01 de setembro? Dia do Profissional de Educação Física! A celebração marca a data em que entrou em vigor a lei que regulamenta a profissão no Brasil. Mas você sabe por que eles são indispensáveis? De acordo com um estudo publicado pela revista científica The Lancet Global Health, os trabalhadores da área são responsáveis diretos por salvarem quatro milhões de vidas no planeta, aproximadamente, todos os anos.
O primeiro contato inicia ainda na fase escolar, quando os alunos são submetidos a aulas de educação física, nas quais estimulam os estudantes a desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas. Quem nunca aguardou aquele momento especial, de correr para a quadra ou piscina, para participar de uma aula diferente das demais disciplinas? Desde muito cedo, os esportes entram nas nossas vidas e não pense que a atuação destes profissionais se limitam apenas às unidades de ensino. A Educação Física é uma área extremamente ampla, que vai além das escolas ou das academias, outro espaço no qual o trabalho destes profissionais fica também em evidência.
Quem se gradua neste curso pode exercer suas atividades na ginástica laboral, em áreas recreativas, além, claro, dos esportes propriamente ditos. Mas atenção: o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto aquele que possui bacharelado pode trabalhar com outras frentes não relacionadas com o ensino. Segundo o Conselho Federal de Educação Física, existem várias denominações para identificar aqueles vinculados ao CONFEF: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.
E mais! Quem atua na educação física, ajuda a melhorar a confiança, auxilia na concentração, além de afugentar o sedentarismo, fazendo com que o aluno adquira condicionamento físico, resistência e também tenha o risco de lesões diminuído. Vale salientar ainda que os profissionais têm papel fundamental para quem busca hipertrofia, manter ou perder peso. Uma boa orientação é tudo, não é? São tantos os benefícios que podemos resumir tudo citando a expressão latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, Mens sana in corpore sano (mente sã corpo sã).