Osteopatia ou Quiropraxia? Qual a diferença entre as técnicas?
A Osteopatia é uma técnica manual desenvolvida por fisioterapeutas que consiste em manter ou gerar harmonia no corpo humano. Segundo os profissionais, o corpo tem a capacidade de criar seus próprios mecanismos de cura e a saúde está relacionada à integridade estrutural.
Logo, quando qualquer coisa parece fora do comum, o corpo humano envia sinais de alerta. Esses sinais podem se manifestar por meio de crises de estresse, transtornos de ansiedade, dores abdominais e muito mais.
A técnica também avalia de forma mais completa outras questões como a qualidade do sono, a saúde das artérias e o funcionamento do intestino, por exemplo.
Já a quiropraxia, nada mais é do que técnicas de manipulação articular na região da coluna vertebral para realizar trabalhos corretivos e de realinhamento no eixo principal do corpo humano com o objetivo de diminuir o risco de lesões e diminuir a dor. Ela oferece ainda, uma solução completa para problemas relacionados às articulações, dores na coluna, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo. Promove relaxamento e bem-estar associado a contraturas causadas por estresse ou ansiedade.
Logo, pode-se afirmar que elas se diferenciam, principalmente, em três pontos:
- Diagnóstico: cada técnica tem sua própria forma de diagnosticar o problema por meio de testes e ferramentas específicas.
- Conceito: a quiropraxia tem como foco a coluna vertebral e o sistema nervoso central. Enquanto a osteopatia leva em consideração toda a estrutura corporal e os pontos que estão gerando as dores.
- Tratamento: cada área segue seus próprios procedimentos. No entanto, a quiropraxia utiliza manobras mais fortes, podendo ocorrer inclusive estalos corporais durante as sessões. Já a osteopatia utiliza movimentos mais minimalistas.
Logo, não é possível medir qual o melhor tratamento, visto que vai depender de cada paciente, levando em conta suas condições de saúde e necessidades.